Dicas: Como estudar interpretação de texto?

8 dicas de como estudar interpretação de texto
1ª dica – Crie o hábito de ler diariamente – Além de diminuir suas chances de ter algumas doenças, como o Alzheimer, praticar a leitura todos os dias ajuda a sua mente durante o processo de amadurecimento, como revelam alguns estudos já publicados nos EUA.
Ler desde quadrinhos, HQ’s, livros de sua escolha, até mesmo tirinhas (consideradas fundamentais em provas como o ENEM), transformam o hábito de interpretação de texto em algo comum e até mesmo fácil depois de um tempo.
2ª dica – Fique atento aos detalhes – Saber interpretar um artigo inclui não só o fato de compreender as orações, mas sim identificar os pequenos detalhes. Algo que pode se tornar importante durante uma prova de vestibular, concurso ou admissão, por exemplo.
Assim, durante uma leitura é sempre recomendável analisar o material que possuímos em mãos, como dados, gráficos, informações sobre o autor e até mesmo curiosidades.
3ª dica – Seja curioso! – Procure o significado das palavras – Uma das dicas mais valiosas que podemos te ensinar sobre como estudar interpretação de texto é ter um dicionário ao seu lado durante uma leitura.
Anote, de preferência em um caderno, aquelas expressões mais complicadas. Procure o significado de cada uma e depois tente adicioná-las em outras ocasiões, como redações e simulados.
No começo pode parecer trabalhoso e demorado o processo de leitura, mas é preciso conhecer novas palavras e assim evitar repetições dentro de uma oração, por exemplo.
4ª dica – Leia quantas vezes achar necessário – O conhecimento não é uma corrida e cada pessoa possui um ritmo diferente. Existem aqueles que não sentem dificuldade em interpretar produções, enquanto outros precisam interromper a leitura e voltar algumas páginas para compreender melhor.
Ambas as situações são formas válidas de aprendizado. Desta forma, se achar que mesmo finalizando um livro você não o entendeu completamente, leia mais uma vez, pare e reflita. Não avance os capítulos de um livro só para terminá-lo, só siga para o próximo se tiver entendido o anterior. Volte a ler do início, se necessário.
5ª dica – Concentre-se no texto – Um dos conselhos mais relevantes para saber como estudar interpretação de texto é dominar a sua concentração. Muitas pessoas se distraem naturalmente durante uma leitura. Se isso é comum para você, fique atento! É algo que precisa ser trabalhado para não te atrapalhar mais.
Já se sentiu desorientado durante uma prova? Está em dúvida sobre a resposta correta? Volte mais uma vez ao texto e leia atentamente, circule as ideias principais de cada parágrafo para facilitar esse entendimento.
Depois deste tipo de exercício, você terá mais facilidade em apontar a resposta correta ao questionamento apresentado.
6ª dica – Aprenda gramática aplicada ao texto – Ainda que possa parecer um desafio enorme, aprender gramática é mais interessante do que se parece. Saber identificar o sujeito, advérbio e outros, te salvará de muitas perguntas que, a princípio, pareciam complicadas.
Para isso, recomendamos conhecer as regras básicas de gramática, saber como aplicá-las durante outros exercícios e aprender o significado destes usos por detrás de obras literárias.
7ª dica – Pratique com frases de motivação – Pode parecer um pouco incomum dentre as dicas de como estudar interpretação de texto, mas acredite, é vantajoso. As frases de motivação não só funcionam para inspirar, mas são ótimas como exercícios para provas futuras.
Um exemplo disso seria a frase de Mark Twain: “Coragem é a resistência ao medo, e não a ausência do medo.”
Ou seja, é perfeitamente comum sentir receio diante de uma decisão difícil, mas isso pode servir de combustível para suas ações.
8ª dica – Parafrasear é vital para seu aprendizado – Antes de tudo, paráfrase é uma explicação ou produção de um texto baseado em outro, mas sem copiar as frases originais do autor. Existem três tipos que são valiosas para quem deseja saber como estudar interpretação e texto.
Uma das técnicas é a paráfrase-resumo, que tem como objetivo sublinhar as ideias principais de uma composição e só então dar continuidade ao resumo. Em seguida, temos a paráfrase-esquema, que consiste em encontrar os tópicos principais, como um “esqueleto” de pequenas frases.
Por último, a paráfrase-resenha inclui não só os tópicos e o resumo, como também os seus comentários sobre a produção. Aqui você deve separar os prós e contras do texto, segundo a sua opinião e justificando o porquê.
Explicamos aqui algumas técnicas para quem está buscando como estudar interpretação de texto. Este é um tema muito importante, principalmente para estudantes que pretendem fazer as provas do ENEM.
O Exame Nacional do Ensino Médio apresenta questões complexas, gráficos e gravuras que exigem do aluno uma grande capacidade de interpretação dos conteúdos. Ao aplicar estas dicas que acabamos de ensinar, você terá maior facilidade nos dias das provas.
Fonte AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário